Loading...

Água adicionada de sais: você sabe o que é?

Qual a diferença entre água adicionada de sais e água mineral? Qual é a melhor água para sua saúde? Neste post vamos abordar isso e ajudar você a escolher a melhor água para sua saúde e a saúde de sua família.

A Água Mineral Natural

É tida como água mineral natural toda água extraída de fontes naturais ou artificiais (fonte subterrânea), e que seja própria para consumo segundo os critérios da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A água mineral natural não pode passar por processos que alterem suas características naturais, tais como adição ou remoção de sais minerais, processos de equilíbrio de PH ou outros.

A Água Adicionada de Sais

Os padrões de água adicionada de sais seguidos no Brasil são regulados desde 1995 pelo Ministério da Saúde e são os mesmos padrões definidos internacionalmente. A lei brasileira que regulamenta as indústrias produtoras de água adicionada de sais determina que a água pura, após ser captada de fonte natural, deve ser submetida a tratamento, no qual é feita a extração de todas as impurezas e excesso de sais e minérios existentes nela, mesmo sendo uma água do padrão mineral como são todas extraídas do solo. Em seguida devem ser adicionados os sais na dosagem estabelecida pela ANVISA como o objetivo de balancear o produto e torná-lo agradável ao consumo humano.

Grande parte do mundo consome água purificada, ou seja, água adicionada de sais. Inclusive empresas de grande porte como Pepsi-Cola, Coca-Cola e Nestlé são as maiores envasadoras desse produto na Europa e nos Estados Unidos. Vale destacar que os EUA ao divulgarem dados da economia relacionados ao envasamento da água, não fazem distinção entre água mineral ou adicionada de sais, falam apenas em tap water (água de torneira) e bottled water (água envasada).

Água Adicionada de Sais é segura e saudável?

As pessoas que conhecem a qualidade e benefícios de uma água adicionada de sais priorizam o seu consumo ou invés de outro tipo de água. As normas que no Brasil disciplinam as águas minerais e as adicionadas de sais são muito semelhantes. Portanto, a água adicionada de sais, pode ser consumida sem qualquer temor, pois a lei proíbe a adição de qualquer aditivo ao produto além dos sais minerais benéficos à saúde humana.

Entretanto é importante saber que nem toda água engarrafada é própria para o consumo. É preciso conhecer a empresa que produz e ter certeza de que ela tem o compromisso com a qualidade do produto.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.