O equilíbrio do pH de nosso corpo é a chave para desfrutar de uma boa saúde. Isto nos permite identificar se nosso corpo está em estado saudável de alcalinidade ou se os níveis de acidez estão muito elevados e nos põe em perigo.
Ao falar de pH nos referimos ao potencial de hidrogênio, que é uma medida da concentração de íons de hidrogênio no corpo. Para entender com mais clareza, devemos ter em conta que os níveis de acidez se medem em uma escala de 1 a 14, sendo 1 o mais ácido, 7 o neutro e 14 o mais alcalino. O nível ideal para desfrutar de uma boa saúde vai de 7,1 a 7,5; no entanto, agentes presentes na contaminação, maus hábitos alimentares e inclusive o estresse podem elevar os níveis de acidez no corpo e alterar o pH.
Quando o pH se altera, o sangue reage e como consequência rouba os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais, por sua vez, a pessoa afetada pode sentir frequentes sensações de cansaço, dores de cabeça, problemas digestivo, desmineralização das unhas e do cabelo, entre outros.
Por que é importante equilibrar o pH do corpo?
Quando nosso corpo está com um nível de acidez elevado (pH abaixo de 7), fica propenso a desenvolver doenças que ocorrem mais em ambientes ácidos, tais como câncer, diabete, obesidade, enxaqueca, catarata, artrite, alergias, osteoporose, entre outras. Um corpo alcalino, ou seja, com o pH do sangue acima de 7, está mais protegido contra várias doenças. Por isso é recomendável beber água com um Ph adequado.
Alimentação e pH
Alguns alimentos aumentam os níveis de acidez em nosso corpo, enquanto outros ajudam a alcalinizar. Geralmente, os alimentos de origem animal como a carne e os produtos lácteos fazem que os níveis de acidez se elevem. Em contrapartida, alimentos de origem vegetal como as frutas e verduras têm propriedades que nos ajudam a alcalinizar. Como necessitamos de um equilíbrio do nosso pH, o ideal é consumir equilibradamente ambos os tipos de alimentos. Na medida do possível deve-se evitar os alimentos que nos acidifica, como, por exemplo, os fast-foods e os alimentos processados.
Como podemos eliminar a acidez de nosso corpo e equilibrar o pH?
Além de controlar a alimentação, também devemos saber que agentes de fatores ambientais podem influenciar na instabilidade do pH. Por esta razão, se possível deve-se evitar os produtos de limpeza e de higiene altamente tóxicos e optar por alternativas naturais. Sendo assim, é bom ter em conta algumas recomendações chaves para combater o excesso de acidez e conseguir um equilíbrio do pH.
- Incluir o consumo de vegetais de folhas verdes e consumir uma vitamina verde por dia.
- Adotar o bom hábito de tomar um copo de água morna com limão em jejum todos os dias (o ácido cítrico é um grande alcalinizante, apesar de ser ácido).
- Consuma frutas e verduras, dê preferência às que são de folhas verdes e se consomem cruas.
- Evite o consumo de alimentos processados e frituras.
- Evite o consumo de alimentos refinados como o açúcar e a farinha.
- Consuma água de alta qualidade, preferivelmente água purificada.
- Opte por limpar sua casa com produtos naturais como o bicarbonato de sódio, limão e vinagre.
Fonte: https://melhorcomsaude.com/11-maneiras-de-eliminar-corpo-o-ph-acido/
Deixe uma resposta