Loading...

O que é PH e como ele influencia nossa saúde

O equilíbrio do pH de nosso corpo é a chave para desfrutar de uma boa saúde. Isto nos permite identificar se nosso corpo está em estado saudável de alcalinidade ou se os níveis de acidez estão muito elevados e nos põe em perigo.

Ao falar de pH nos referimos ao potencial de hidrogênio, que é uma medida da concentração de íons de hidrogênio no corpo. Para entender com mais clareza, devemos ter em conta que os níveis de acidez se medem em uma escala de 1 a 14, sendo 1 o mais ácido, 7 o neutro e 14 o mais alcalino. O nível ideal para desfrutar de uma boa saúde vai de 7,1 a 7,5; no entanto, agentes presentes na contaminação, maus hábitos alimentares e inclusive o estresse podem elevar os níveis de acidez no corpo e alterar o pH.

Quando o pH se altera, o sangue reage e como consequência rouba os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais, por sua vez, a pessoa afetada pode sentir frequentes sensações de cansaço, dores de cabeça, problemas digestivo, desmineralização das unhas e do cabelo, entre outros.

Por que é importante equilibrar o pH do corpo?

Quando nosso corpo está com um nível de acidez elevado (pH abaixo de 7), fica propenso a desenvolver doenças que ocorrem mais em ambientes ácidos, tais como câncer, diabete, obesidade, enxaqueca, catarata, artrite, alergias, osteoporose, entre outras. Um corpo alcalino, ou seja, com o pH do sangue acima de 7, está mais protegido contra várias doenças. Por isso é recomendável beber água com um Ph adequado.

Alimentação e pH

Alguns alimentos aumentam os níveis de acidez em nosso corpo, enquanto outros ajudam a alcalinizar. Geralmente, os alimentos de origem animal como a carne e os produtos lácteos fazem que os níveis de acidez se elevem. Em contrapartida, alimentos de origem vegetal como as frutas e verduras têm propriedades que nos ajudam a alcalinizar. Como necessitamos de um equilíbrio do nosso pH, o ideal é consumir equilibradamente ambos os tipos de alimentos. Na medida do possível deve-se evitar os alimentos que nos acidifica, como, por exemplo, os fast-foods e os alimentos processados.

Como podemos eliminar a acidez de nosso corpo e equilibrar o pH?

Além de controlar a alimentação, também devemos saber que agentes de fatores ambientais podem influenciar na instabilidade do pH. Por esta razão, se possível deve-se evitar os produtos de limpeza e de higiene altamente tóxicos e optar por alternativas naturais. Sendo assim, é bom ter em conta algumas recomendações chaves para combater o excesso de acidez e conseguir um equilíbrio do pH.

  • Incluir o consumo de vegetais de folhas verdes e consumir uma vitamina verde por dia.
  • Adotar o bom hábito de tomar um copo de água morna com limão em jejum todos os dias (o ácido cítrico é um grande alcalinizante, apesar de ser ácido).
  • Consuma frutas e verduras, dê preferência às que são de folhas verdes e se consomem cruas.
  • Evite o consumo de alimentos processados e frituras.
  • Evite o consumo de alimentos refinados como o açúcar e a farinha.
  • Consuma água de alta qualidade, preferivelmente água purificada.
  • Opte por limpar sua casa com produtos naturais como o bicarbonato de sódio, limão e vinagre.

Fonte: https://melhorcomsaude.com/11-maneiras-de-eliminar-corpo-o-ph-acido/


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.